conecte-se conosco

Centro de Letras

Última noite de Carnaval

No “Litterario” a comemoração foi estupenda e o lança-perfume animou os foliões: “não temos palavras com que descrever o delírio do baile” e há muito tempo não se contemplava uma “festa igual”.

Publicado

em

A terça-feira de Carnaval em 1913 começou agitada e a festa de rua avançou noite adentro. Diferente do primeiro dia – quase sem participação popular – na terça os parnanguaras saíram de casa e aproveitaram os festejos até escurecer, com muita música, alegria e guerra de lança-perfume. Após a festa de rua, aconteceram os bailes nos clubes e a diretoria de cada um deles visitou os outros dois em demonstração de amizade e respeito entre as instituições.

No “Litterario” a comemoração foi estupenda e o lança-perfume animou os foliões: “não temos palavras com que descrever o delírio do baile” e há muito tempo não se contemplava uma “festa igual”. O salão principal, todo branco e azul, parecia o “palácio fantástico”, onde “Cresus”empregou fortunas (provavelmente trata-se do rei Creso: enriqueceu explorando ouro de aluvião, após o rei Midas – que com seu toque transformava tudo no metal precioso – ter lavado as mãos nas águas de um rio em seu reino). Ao som da banda do 6.º Regimento, as danças e o “jogo de lança-perfumes” ocorreram animadíssimos até 4 horas da madrugada.

O baile no Republicano, conduzido pela banda do Tiro 99, foi “delirante, innarravel” e o clube estava caprichosamente decorado. Não apenas as mulheres usavam fantasias, mas quase todos os “cavalheiros achavam-se com vestuários phantasiados”. Já no clube Operário (mais popular), a festa foi um pouco diferente dos bailes da elite e houve maior uso das proibidas e temidas máscaras. A animação reinou no salão até 4 horas da manhã, com muitas fantasias e “diversos mascarados”. Meia-noite o clube recebeu a visita do presidente do Literário, que fez um discurso em apologia à classe operária, narrando o valor dos trabalhadores, responsáveis por toda a produção mundial.

Por Alexandre Camargo de Sant’Ana

Publicidade










plugins premium WordPress