conecte-se conosco

Centro de Letras

Curityba Foot-Ball Club

Após as boas vindas, todos percorreram a Rua XV em direção ao Campo Grande, onde descansaram por alguns minutos antes de jogarem.

Publicado

em

Em 7 de dezembro de 1913, aconteceu o segundo jogo contra um visitante. O Curityba desceu a serra para enfrentar o Brazil – que estava em ótima campanha. Um grande público de “bom gosto” era esperado, afinal, após os “diversos matchs vitoriosos”, o Brazil chamou a atenção dos interessados em futebol, “a ponto de fazer vir a esta cidade, um club dos mais afamados da capital”.

Os visitantes vieram de trem, chegando às dez e meia da manhã de domingo – em um vagão especial – e sendo recepcionados pela Diretoria, Capitão e sócios do Brazil, além de “grande massa popular”. Após as boas vindas, todos percorreram a Rua XV em direção ao Campo Grande, onde descansaram por alguns minutos antes de jogarem. Arcesio Guimarães, capitão do Paranaguá Foot-Ball Club, seria o juiz (eleger um integrante de outro clube para apitar a partida era algo normal). O Brazil vestia um uniforme todo branco, com um laço de fita verde e amarela entrelaçado na altura do antebraço esquerdo, enquanto os adversários usavam “calça preta e camiza branca com um destinctivo ao peito esquerdo com as iniciais C.F.C”. Já na comitiva da capital: “todos traziam á lapella, uma circunferência metálica com os destinctivos dos apetrechos do jogo de foot-ball”.

O Curityba iniciou com a bola e rapidamente partiu para cima do Brazil. Marinho, o “back” do Brazil, bloqueava o “valente e destro center-forward do Curityba”, Plinio, impedindo que ele “shootasse para o goal” – o que daria muito trabalho para o “goal-keeper” dada a imensa força do “shoots” daquele jogador. O goleiro do Brazil salvou o time muitas vezes, porém, Plinio marcou no final do primeiro tempo, recebendo imensa salva de palmas. Apesar da superioridade do Curityba, não houve mais gols.

Por Alexandre Camargo de Sant’Ana

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress