Logotipo

Centro de Letras

Brazil Foot-Ball Club

17 de julho de 2019

Depois do batismo do “Paranaguá” no futebol oficial, alguns patrícios criaram o “Brazil Foot-Ball Club”. As duas equipes treinavam no “ground” da Praça Pires Pardinho e no dia 14 de setembro de 1913 os clubes finalmente se enfrentaram: o “1.º team” do “Brazil” contra o “2.º team” (reservas) do “Paranaguá”. Os organizadores acreditavam que o evento seria um enorme “sucesso para a guapa rapaziada desportiva” e certamente a população prestigiaria. Estavam cobertos de razão, pois o Campo Grande lotou de parnanguaras ansiosos para apreciar o espetáculo inédito: um jogo de futebol oficial entre dois times da cidade.

As equipes iniciaram o aquecimento em campo por volta de 14h30 e meia hora depois – agitando a multidão – a “renhida luta” começou: aos 20 minutos o “Brazil” marcou o primeiro gol, recebendo “estrondosa salva de palmas”; os reservas do “Paranaguá” partiram para cima e empataram “no segundo <<off-time>>”; apesar da fervorosa disputa, o jogo terminou em 1 a 1. Mesmo mantendo o espírito de amizade, já existia lugar para rivalidade e o “Paranaguá” não deixou por isso mesmo: de acordo com o jornal, o “Brazil” seria desafiado para o desempate.

Os sócios do “Brazil”, animados com o resultado do jogo, reuniram-se três dias depois – emprestando a sede do Clube “Tiro 99”– e escolheram sua diretoria: Antonio Rosas, presidente; Plinio Placido Pereira, vice; Bernadino José de Souza, secretário; Targino Antonio da Costa, tesoureiro; Newton Souza, orador. Estava oficialmente formado mais um clube de futebol em Paranaguá. No mês seguinte o “Brazil” já possuía seus dois times (1.º e 2.º) completos e treinando no campo da Pires Pardinho. Daquela época em diante o futebol parnanguara cresceu rapidamente, novas equipes surgiram e o antigo Logradouro do Campo Grande recuperou sua importância social.

Por Alexandre Camargo de Sant’Ana

Fotos

Compartilhe