conecte-se conosco

Centro de Letras

Aniversário do Rio Branco

De todas as equipes da cidade, mesmo não sendo a mais antiga, aparentemente era a do Rio Branco que mais se destacava.

Publicado

em

De todas as equipes da cidade, mesmo não sendo a mais antiga, aparentemente era a do Rio Branco que mais se destacava. O futebol local – apesar de um fenômeno cultural bastante recente – já passava por transformações importantes em 1914: se no começo da prática esportiva todos os times dividiam a Praça Pires Pardinho (mantendo uma proximidade entre os sócios), muito cedo os clubes passaram a criar seus próprios campos. Com o Rio Branco não foi diferente e antes de completar um ano de existência, os sócios começaram a construir um campo exclusivo para o clube, que ainda não tinha nem uma sede. Por conta disso, a primeira festa de aniversário aconteceu em um local emprestado.

Dia 12 de outubro – segunda-feira! – o “valente club” comemorou seu aniversário de um ano nos salões do “Club Operario” (É necessário destacar mais esta divergência na data de fundação: o jornal local de 17 de outubro de 1913 noticiou a criação do clube ocorrendo em uma reunião no dia 16; agora, o primeiro aniversário foi comemorado no dia 12; nem em 1913 e nem em 1914, o dia 13 foi citado).

O baile, contando com a presença do Grêmio Juventude, “perfumosas flôres do jardim do proletariado”, superou as expectativas. A diretoria foi muito receptiva e gentil, “offerecendo a todos um copo d’agua” – que na verdade trata-se de uma mesa de lanches. Houve discursos dos representantes do Paranaguá Foot Ball Club, do Brazil, do Elite, do Dom Pedro II e do redator do jornal local, Alberico Figueira. “Terminou a modesta festividade, altas horas da madrugada na maior alegria e jovialidade. Ao <<Rio Branco>> que prossiga sempre a sua carreira até aqui feita, colhendo louros para as paginas de sua historia”.

Publicidade










plugins premium WordPress