Cartórios Eleitorais entram na fase final de preparação para o pleito
Paranaguá conta com 301 seções eleitorais em 45 locais de votação

As eleições 2016 ocorrem no domingo, 2 de outubro, e os cartórios eleitorais de Paranaguá continuam a preparação para o pleito. Nesta fase, acontece a organização das sacolas que serão enviadas para os presidentes de seção e secretários de prédios.
De acordo com o analista judiciário do Fórum Eleitoral de Paranaguá, Marcos Nicola, o serviço está transcorrendo dentro do planejado para as eleições. “Iniciamos na quarta-feira, 14, o fechamento das sacolas de presidente de seção e secretário de prédio. Os trabalhos da 158.ª Zona Eleitoral estão bastante adiantados. Nessas sacolas falta ainda colocar o caderno de votação, a ata da mesa receptora e a lista de candidatos, que será enviada a nós pelo egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Já nas sacolas dos secretários de prédio somente falta colocar a relação dos mesários, e todos os itens que compõem o kit estão checados e acondicionados, ou seja, estamos na fase final da preparação das sacolas com os materiais que serão utilizados no dia da eleição”, explica Marcos.
Em Paranaguá, serão encaminhadas 301 sacolas aos presidentes de seção e 45 aos secretários de prédio. “Temos duas zonas eleitorais em Paranaguá, na 5.ª e 158.ª, que somadas possuem 301 seções eleitorais, sendo 151 na 158.ª e 150 na 5.ª zona eleitoral, e mais 45 sacolas de secretários de prédio, sendo uma para cada local de votação. Explicando temos 301 mesas receptoras de votos, distribuídas pelos 45 locais de votação. Temos 23 na 158.ª e 22 na 5.ª Zona Eleitoral”, detalha.
“Na próxima semana estaremos realizando o início da carga e lacração das urnas eletrônicas, que este ano contará com o sistema biométrico de identificação”, finaliza Marcos.
FUNÇÕES
Mesários
São as seguintes as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1.º ou 2.º mesário, 1.º ou 2.º secretário e suplente. Cabe aos mesários também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação.
Secretários de Prédio
Cabe aos secretários de prédio receber as urnas eletrônicas no local de votação, na antevéspera ou véspera da eleição, ligando-as para conferência de data, hora e número da seção correspondente e a tabela de correspondência, de modo a verificar seu perfeito funcionamento, desligando-as, após; preparar as seções eleitorais e conferir o material destinado aos mesários, na véspera da eleição; Proceder a vistoria no local de transmissão de dados, certificando-se do perfeito funcionamento dos equipamentos disponibilizados para este fim, tanto em locais de difícil acesso ou estratégicos, quanto dos de transmissão via VPN, na antevéspera, véspera e no dia da eleição; Realizar os testes de transmissão de resultados nos dias e horários de eleições simuladas marcadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação; Instruir os mesários e os Auxiliares de Montagem e Justificativa quanto ao recebimento da justificativa da ausência de voto, no dia da eleição, dentre outros.
Benefícios e regras
Além da experiência adquirida e da contribuição cívica dada ao País, os mesários usufruem benefícios, como auxílio-alimentação no dia da eleição, dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, créditos em disciplinas de cursos em instituições de Ensino Superior, se conveniadas com os TREs, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.
