conecte-se conosco

Carnaval

Tradição é a mais antiga da cultura popular de Paranaguá

Banho a Fantasia entra em sua 71.ª edição

Publicado

em

No dia 16 de fevereiro, acontece a 71.ª edição do Banho a Fantasia de Paranaguá. O evento é considerado pelos organizadores como o maior pré-carnaval do Paraná, reunindo todos os anos, em média, de 30 mil foliões.

As informações iniciais sobre a edição deste ano seguem a tradição dos anos anteriores. Com concentração às 8h, na Praça do Guincho, largada às 11h e término às 18h.

Nesta semana, a Prefeitura de Paranaguá informou que já estão abertas as inscrições para o evento. Neste ano, os blocos participantes podem preencher um formulário on-line e, após isso, apresentar a documentação para homologar a participação na tradicional festa.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, a expectativa de público tem se superado a cada ano, sendo imprescindível reforçar a organização. A ordem de desfile será determinada pela inscrição. 

O regulamento da edição 2020 foi elaborado na segunda-feira, 13, em uma reunião que envolveu Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Cultura e Turismo. A próxima reunião será no dia 7 de fevereiro, às 16h, no Teatro Rachel Costa, com os blocos inscritos para definir outros detalhes.

Para garantir a inscrição, é preciso preencher o formulário: https://forms.gle/JsGpmucGrpK6FzsG8.

O regulamento está disponível através do endereço eletrônico: http://www.paranagua.pr.gov.br/filebank/arquivo_3522.pdf

84 Anos de História

A história do Banho a Fantasia não está documentada em papel, e sim através de fontes orais e imagens fotográficas. Em 2019, foi realizada uma reunião para formalizar os detalhes desta história que está presente na cultura popular de Paranaguá.

O encontro reuniu famílias tradicionais que foram as pioneiras no evento. A família Cunha foi representada por Zélia Cunha, filha do organizador do Banho da Doroteia. Ela ressalta que o evento iniciou em 1936 junto com o Clube de Regatas Comandante Santa Rita, comprovando que são 84 anos de tradição. Os foliões seguiam em cortejo atrás de uma boneca (Doroteia) feita de pano, a qual era levada ao Rio Itiberê para o tradicional banho.

A reunião teve a presença da família Moura, com Cristiana e Alex, filhos do fundador da Escola de Samba Junqueira, Antonio Moura, o qual deu continuidade ao evento, sem a boneca, iniciando assim uma nova tradição, a qual se mantém até os dias atuais. Em função dessa importância histórica, este será o 71.º Banho a Fantasia, data contabilizada a partir de 1949.

 

Publicidade










plugins premium WordPress