Logotipo

Carnaval de Paranaguá é lançado com show de samba

13 de janeiro de 2020

Grupo Nosso Toque e Igor Sorriso animaram o evento

Compartilhe

As escolas de samba de Paranaguá mostraram que o Carnaval 2020 promete ser bastante animado. Isso porque o lançamento do ‘Paranaguá Folia’ foi marcado pela maciça participação das comunidades carnavalescas da cidade.  

Harrison Camargo (Secultur), prefeito Marcelo Roque e Claudio Apiacas (Aesp)

O prefeito Marcelo Roque, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, e o presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp), Claudio Apiacas, fizeram a abertura oficial da programação. O evento aconteceu na sede do Literário campestre na noite de sexta-feira, 10, reunindo cerca de 200 pessoas.

O prefeito Marcelo Roque destacou o fortalecimento da tradição da cultura popular. “Nós realizamos um dos melhores carnavais do Estado, sempre com uma programação variada voltada para a família. Sabemos que o nosso Carnaval é uma fonte geradora de renda que fortalece a economia local e o turismo. Incentivamos e apoiamos a tradição da cultura popular”, enfatizou. 

O presidente da Aesp, Claudio Apiacas, está realizando o evento pela primeira vez, embora já tenha vasta experiência em atividades carnavalescas. “Quando assumi a presidência da Aesp sabia que não seria fácil, mas temos o apoio de centenas de pessoas que amam e fazem o Carnaval. Temos também o apoio da prefeitura, que é fundamental para o sucesso do evento. O Carnaval 2020 será um dos melhores já realizados”, antecipou.

CORTE REAL

A festa de lançamento do Carnaval foi aberta com o grupo Nosso Toque, levando ao público muito samba e pagode. Na sequência, aconteceu o desfile do Gala Gay para eleger e Rainha Gay 2020. 

Cassia Mendes, Rainha Gay

Participaram da disputa oito candidatas que foram avaliadas em quesitos que valorizam a simpatia e o samba. Foi eleita Cassia Mendes, de 28 anos, moradora na Ilha dos Valadares, a qual passa a integrar o cortejo real 2020. Cássia é professora da rede municipal, sendo uma das primeiras do Paraná a ter alterado o nome social e o gênero no registro civil. 

Luciano Magalhães, Rei Momo

Para Rei Momo concorreram seis candidatos representando as escolas de samba parnanguaras. Após o desfile coletivo e individual, foi comprovado o favoritismo e a experiência, ou seja, Luciano Magalhães foi o vencedor. Magalhães é conhecido em Paranaguá por ser o ‘Papai Noel’, personagem que ele representa há mais de 20 anos. Ele foi corado pela 4.ª vez Rei Momo, sendo que a primeira aconteceu em 1994, mostrando que a paixão pela folia de momo é antiga. 

O concurso para Rainha do Carnaval foi marcado pelo alto nível técnico. Todas as candidatas deram um show de samba e simpatia. A vencedora foi Fernanda Schott, de 22 anos, acadêmica de gestão ambiental do IFPR. Ela representou a União da Ilha. 

Como 2.ª princesa ficou Juliana Damborowski, representante da Escola de Samba Leão da Estradinha. O título de 1.ª princesa foi para Anatana Cristina, de 25 anos, modelo e jogadora de vôlei. A curiosidade é que em 2016 Fernanda Schott foi a primeira princesa e Anatana havia sido rainha, e neste ano as posições se inverteram mostrando que as duas sambistas continuam apaixonadas por Carnaval. 

A festa encerrou na madrugada de sábado com show do cantor Igor Sorriso (intérprete da Mocidade Alegre, de São Paulo). Hugo Bruno (cavaquinho) também fez participação especial e juntamente com o grupo Nosso Toque compôs a base musical do show. 

Fotos

 


Colunistas