conecte-se conosco

Carnaval

Blocos de sujos e bailes de fandango fortalecem a tradição local

Baile público todos os anos atrai milhares de pessoas.

Publicado

em

O desfile dos Blocos de Sujos é uma das tradições do Carnaval de Paranaguá. A irreverência e a ousadia são marcas registradas que se perdem no tempo.

Para este Carnaval, o desfile está programado para segunda-feira, 24, a partir das 19h, em frente à Estação Ferroviária. Os Blocos de Sujos estão presentes no Carnaval de Paranaguá antes da existência das escolas de samba.

Os registros históricos mostram que os primeiros desfiles de foliões com sátiras e fantasias pelas ruas da cidade já aconteciam em 1920. De acordo com Adioquerce Santos (seu Dodô), o qual participa do carnaval de Paranaguá desde a década de 1960, trata-se de uma manifestação espontânea do povo. “Antigamente desfilavam em blocos com as mesmas fantasias nos salões e mais tarde passaram a usar críticas com desfiles nas ruas, porém de dia e, mais recentemente, passou a ser à noite, mas sem perder a sua essência”, ressalta.

Bailes de Fandango

Outra tradição presente no Carnaval parnanguara é o baile de fandango. Neste ano serão realizados dias 22, 23 e 24 (sábado, domingo e segunda-feira) na Praça Cyro Abalém, Ilha dos Valadares.

Mestre Brasílio, diretor do grupo de fandango Ilha dos Valadares, conta que o fandango sempre esteve presente no Carnaval. “Era hábito dançar fandango nas quatro noites de Carnaval e comer barreado e se resguardar na Quaresma, que inicia na Quarta-Feira de Cinzas”, explica.

22/2 – Mestre Romão / Mandicuera

23/2 – Mestre Brasilio / Pés de Ouro

24/2 – Mestre Romão / Mandicuera

Baile público

Neste ano, haverá baile público com a banda Lefigarroo e Pirata após o desfile dos blocos de sujo. A previsão é que a primeira banda inicie às 23h o show musical com um repertório especial de Carnaval.

A banda Lefigaroo é conhecida principalmente por animar shows de Carnaval em várias cidades. Nos últimos seis anos, a banda Lefigarroo animou os bailes públicos em Curitiba (na Marechal) Morretes e Caiobá. Energia positiva e alegria contagiante são as marcas registradas da Banda Lefigarroo, que possui 4 CDs gravados e 3 coletâneas e inúmeros sucessos.

O Bloco Pirata nasceu em Caiobá, entre a Praia Mansa e a Praia Brava como uma resposta ao Carnaval comercial e enlatado que acontece em boa parte do litoral paranaense. O grupo é formado por Fernando Lobo, Lucas Ajuz, Thiago Busse, Eugênio Fim, Paulo e grande elenco. Resgata a origem do Carnaval de rua trazendo um repertório que vai de marchinhas clássicas a releituras da música pop atual em ritmo de samba e batucada, com influências do jazz e choro, trazidas pelo trio de sopro e instrumentos de corda que são agregados à parede sonora proporcionada pela bateria percussiva, composta por diversos músicos de Curitiba e do litoral.

 

 

Continuar lendo
Publicidade