Logotipo

Banho de Mar a Fantasia leva milhares de foliões às ruas

06 de feveiro de 2018

Evento atraiu parnanguaras e turistas para a 69.ª edição da tradicional festa

Compartilhe

O domingo foi de festa em Paranaguá com a 69.ª edição do Banho a Fantasia. Milhares de pessoas, moradores e turistas, elaboraram suas fantasias e curtiram o pré-Carnaval mais famoso do litoral do Paraná. Os blocos compostos por família e amigos começaram a chegar para a concentração na Praça do Guincho por volta das 11h. Já a saída do trio elétrico principal com a presença do Cortejo Real saiu pouco depois das 13h com os blocos.

 

O prefeito Marcelo Roque prestigiou o evento e salientou a organização preparada para esta edição. “O nosso Banho de Mar a Fantasia é uma tradição com 69 anos em Paranaguá e no litoral. Neste ano, o evento esteve muito bem organizado, atraindo inúmeras famílias para participar desta festa tão bonita. A organização foi positiva com apoio da Guarda Civil Municipal, apoio da Polícia Militar, atuação da Saúde municipal e das equipes de limpeza”, declarou o prefeito Marcelo. 

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão, o evento marca o início do Carnaval e deve ser celebrado pelos cidadãos sempre com respeito ao próximo e com moderação. “Carnaval é cultura e também gera emprego ao ambulante, nos restaurantes e no setor hoteleiro”, completou Maranhão.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, o “Canela”, ressaltou que a alegria dos foliões foi o ingrediente principal nesta edição. “O Banho a Fantasia trata-se de um evento familiar, trazendo também a alegria e descontração dos foliões”, disse.

Segundo o Rei Momo de 2018, Luciano Magalhães, a emoção de abrir o Carnaval em Paranaguá é grande e o evento “deve ser comemorado com muita paz, alegria e amor no coração”. A Rainha do Carnaval 2018, Anatana Cristina, destacou que “é gratificante ver a recepção calorosa do povo parnanguara e Carnaval é se misturar, com responsabilidade e respeito”. 

TURISMO

O diretor executivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), Rafael Andreguetto, observou que o Banho a Fantasia superou as expectativas pela presença de blocos e foliões de Curitiba, região metropolitana e outros municípios do litoral. “Tivemos blocos de Pontal do Paraná e Antonina, que vieram prestigiar a festa, isso denota a importância do Banho de Mar a Fantasia, do pré-Carnaval em Paranaguá e para o turismo. Vimos muitos estrangeiros também, a região metropolitana de Curitiba já vem adotando o Banho como uma festa tradicional no litoral do Paraná”, afirmou Rafael.

Desta forma, a festa ajuda a alavancar o turismo e a esperança é que a cada ano, com boa estrutura e organização, o Banho possa atrair ainda mais foliões. “Quando se qualifica e dá segurança a um evento, fazemos com que as pessoas se sintam mais confortáveis para vir até ele. O público do evento não é só mais para aquele que quer fazer folia, mas também para quem quer se fantasiar, se expressar e levar a família”, destacou Rafael. “Ouvimos muitos elogios sobre a qualidade e segurança do circuito, todo mundo pôde se divertir e colaborar para uma imagem positiva do nosso Carnaval”, completou o diretor executivo da Adetur Litoral.

CONCURSO

O 69.º Banho de Mar a Fantasia ainda teve um concurso que selecionou as melhores produções na categoria individual e grupo. Na categoria individual, o 1.º lugar ficou para José Fernandes, com a fantasia de Baiana; em 2.º lugar, foi para Junior Veneno, com a fantasia: Diaba Venenosa; em 3.º lugar, Sandro Bauer, com a fantasia: Deadpool.

Já na categoria Grupo, o 1.º lugar foi para as fantasias de Chiquinha e Chaves, de Rosane Aparecida de Oliveira; em 2.º lugar ficaram as Cowgirls, fantasia de Guidomari Faria Basso; e, em 3.º lugar, João Costa Junior, com a fantasia: “De Médico e Louco todo Mundo tem um Pouco”.
 

Fotos

Compartilhe

Colunistas