conecte-se conosco

Café com Lideranças

Folha do Litoral News recebe profissionais da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Responsabilidade da informação foi um dos temas abordados no encontro

Publicado

em

Na tarde de quinta-feira, 26, a Folha do Litoral News recebeu em suas dependências a atual secretária municipal de Comunicação Social, Camila Roque, e o diretor de rádio e TV da Secretaria, Emanuel Andrade, para o Café com Lideranças. Eles foram recepcionados pela editora chefe de jornalismo do periódico, Aline Benvenutti, pela revisora, Edileusa Gomes de Souza e pelo repórter esportivo, Hedran Gebran.

Os profissionais de comunicação foram convidados para conhecer a estrutura do jornal, além de interagir sobre a logística de trabalho tanto da Folha do Litoral News como da Secretaria de Comunicação da prefeitura, através da nova gestão municipal. Na ocasião, os assessores dialogaram a respeito das demandas da imprensa no município e sobre a interação entre assessoria e veículos de comunicação.

Há menos de um mês no cargo, a secretária municipal de Comunicação Social contou sobre a necessidade de transformar o que antes era um departamento em secretaria. “Até então isso não tinha acontecido, mas agora tivemos essa oportunidade e a confiança do prefeito Marcelo Roque para levar essa função para frente”, disse.

Um dos principais objetivos a permear as ações da Secretaria de Comunicação é sobre a questão da responsabilidade ao transmitir a informação aos munícipes. “A preocupação que a gente tem com a informação, de centralizar a informação, não no sentido de monopolizar, mas de ter responsabilidade sobre ela, fez com que optássemos em ter jornalistas escrevendo. Esses jornalistas também estão produzindo as imagens, estamos trocando informação, aconselhando e a principal característica da Secretaria de Comunicação será a produção de textos e informações com responsabilidade”, frisou Camila.

 

PROXIMIDADE COM O PÚBLICO

As redes sociais são algumas das ferramentas que a secretaria pretende explorar para criar um vínculo mais próximo com o público. “A equipe está disposta a trabalhar com os novos veículos. Apesar de ter uma conta ativa no Facebook, usava-se de maneira limitada. Nessas primeiras semanas, fizemos um levantamento e, aos poucos, estamos mudando essa maneira de dialogar com o parnanguara. Estamos respondendo as pessoas e o que nos surpreende é que elas também ficam surpresas quando obtêm essas respostas”, contou Camila.

 

FACEBOOK EM ALTA

E esse relacionamento mais próximo da comunidade por meio das redes sociais já tem gerado resultados. “A nossa audiência foi muito grande, passando a cidade de Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis. Se formos pensar em números, é claro que perdemos, mas a questão da proporção, do alcance, nós passamos. Apenas mudando algumas questões pontuais, adicionando mais informação nas postagens”, observou a secretária de Comunicação.

Entre as áreas que a população mais necessita de informação estão obras e saúde. “Temos uma demanda muito grande na parte de obras e de saúde, que é essencial para qualquer município. Temos muitos pedidos de informação, de dados técnicos e temos a responsabilidade de traduzir isso para a população”, ressaltou Camila.

A troca de informações entre a equipe da prefeitura e do jornal também foi relevante no quesito meio digital, já que recentemente, a Folha do Litoral News lançou o site.

 

RELACIONAMENTO COM AS ASSESSORIAS

A jornalista e editora-chefe do jornal Folha do Litoral News, Aline Benvenutti, ressaltou a importância da interação entre os veículos de comunicação e assessorias. “Em um primeiro momento o nosso convite para a secretária de Comunicação se deu por entendermos que o jornalismo deve ser trabalhado em duas vertentes: precisamos sempre levar aos leitores o lado do município para embasar as matérias relacionadas às pastas da secretaria”, destaca. “Como Paranaguá tem uma administração nova e, por consequência, novos profissionais à frente da Secretaria de Comunicação, é sempre importante apresentarmos uns para os outros a nossa logística de trabalho. Acredito que a Secretaria está com uma equipe nova, responsável e ciente de como trabalhar com a comunicação de forma favorável a Paranaguá. E a linha que acredito como jornalista é essa: valorizar a cidade, suas coisas boas e devolver a autoestima ao parnanguara”, completa.

 

IDENTIDADE VISUAL

Na ocasião, a equipe da prefeitura também apresentou aos profissionais da Folha do Litoral News a nova identidade visual do município. Ela foi desenvolvida para a Prefeitura de Paranaguá com o objetivo de deixar a marca mais forte e trazer, de forma mais emblemática, a parte histórica e cultural com foco no resgate da autoestima dos parnanguaras. Para isso, o slogan passou a ser “Cidade Mãe do Paraná”, segundo explicou Camila Roque.

 

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress