Logotipo

Folha do Litoral News recebe membros do IHGP

26 de setembro de 2018

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá completou 87 anos de fundação.

Compartilhe

A Folha do Litoral News recebeu na tarde de quarta-feira, 26, a visita de membros do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), que comemora 87 anos de fundação, para o Café com Lideranças. Esteve presente a presidente do IHGP, Guadalupe Vivekananda Fabry; Maria Helena Mendes Nizio, José Maria de Freitas, Alessandro Pires Staniscia, Ceres Martins e Luiz César Rodrigues. Os representantes do Instituto foram recepcionados pelos diretores do jornal, Antonio Saad Gebran Sobrinho e Jacqueline Guimbala.

A presidente do IHGP, Guadalupe Vivekananda Fabry, afirmou que nestes 87 anos de existência do espaço, hoje está mais aberto para escolas, pesquisadores e estudantes.

“Estamos organizando todo o nosso acervo para que ele seja mais utilizado pela comunidade parnanguara. Antigamente, essa abertura para a comunidade acontecia durante as reuniões mensais, agora isso existe no cotidiano, toda segunda, quarta e sexta-feira, temos visitas de pesquisadores, alunos e parece que o Instituto Histórico agora faz parte do dia a dia do parnanguara, mas ainda precisa aumentar mais”, observou Guadalupe.

O IHGP recentemente registrou um aumento no índice de visitação, um reflexo do trabalho que é realizado pelos integrantes, que oferecem parte do seu tempo de forma voluntária para deixar viva a história de Paranaguá.

DIA MUNICIPAL DA CULTURA

O orador do IHGP, Alessandro Pires Staniscia, lembrou que no dia 26 de setembro foi comemorado o Dia Municipal da Cultura de Paranaguá. “A data se deve ao aniversário do Instituto Histórico e Geográfico. A função principal é preservar e resgatar a memória histórica, geográfica, cultural, fotográfica e folclórica para que as próximas gerações possam ter acesso aos nossos arquivos”, pontuou Staniscia.

Segundo o orador, o IHGP tem uma das bibliotecas mais valiosas do Paraná. “Temos o primeiro livro manuscrito em 1850, o maior da história do Paraná, os manuscritos originais estão sob a guarda do Instituto e temos também no acervo os documentos digitalizados. Temos ainda o livro de presença do Clube Literário, tem as assinaturas de Dom Pedro II quando veio lançar a pedra fundamental da ferrovia Curitiba-Paranaguá”, contou Staniscia sobre parte do acervo do IHGP.