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Diretoria da Portos do Paraná destaca ações para 2020

Empresa pública quer impulsionar o modal ferroviário

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A Folha do Litoral News recebeu, na manhã de quarta-feira, 22, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; o diretor comercial, André Pioli; e o chefe de gabinete da presidência da Portos do Paraná, Nilson Viana. Eles foram recepcionados pelo diretor comercial do jornal, Antonio Saad Gebran Sobrinho, e pelo diretor administrativo, Luiz Carlos Bonzatto.

A direção da Portos do Paraná foi recebida pelos diretores do jornal, Antonio Saad Gebran Sobrinho e Luiz Carlos Bonzatto

A direção da Portos do Paraná destacou os recordes obtidos no ano passado e as projeções para 2020. De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o ano anterior apresentou muitos resultados positivos.

“O ano passado foi um ano muito bom, nós batemos um recorde histórico. O nosso carro-chefe, que é soja, caiu 26%, mesmo assim conseguimos nos superar. Foi um momento que precisamos buscar, através de uma estratégia de negócios as cargas complementares que operavam em outros portos e somarem para que esse volume fosse atingido”, disse Garcia.

Ele ainda ressaltou como a Portos do Paraná tem se preparado para receber a safra deste ano. “Os silos estão em plenas condições. Não só os silos, mas eles fazem parte de todo o complexo. Os terminais estão preparados, a expectativa é que a safra seja melhor pelos dados indicativos do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado da Agricultura, para que neste ano a safra seja melhor. Por isso, estamos preparados para ter de novo um forte volume, principalmente neste primeiro semestre”, salientou Garcia.

Modal ferroviário

Em 2019, o Porto de Paranaguá recebeu mais vagões e menos caminhões na descarga de açúcar, grãos e farelo para exportação. O transporte ferroviário aumentou 4,53% e o rodoviário caiu 3,84% no segmento. Diante disso, a Portos do Paraná começou o ano de 2020 com a intenção de seguir essa tendência.

“Destaco o aumento na movimentação ferroviária, algo que foi muito positivo. Se queremos crescer e manter a qualidade de produção junto ao cliente e termos eficiência, é necessária essa saída do modal rodoviário para o ferroviário. Sem dúvida isso faz com que a gente continue crescendo com eficiência”, afirmou Garcia.

Infraestrutura

Segundo o diretor-presidente, estão previstas algumas obras para melhoria da infraestrutura, entre elas a remodelação do corredor de exportação.

“Temos algumas obras no planejamento, isso nem sempre ocorre no tempo desejável, pois são obras burocráticas e nem sempre a boa vontade faz com que o processo ande. Mas temos a finalização do projeto de descarregamento ferroviário, a expectativa é finalizar este ano. Temos o projeto de remodelação do corredor de exportação, passando para quatro mil toneladas, estruturando os portos paranaenses para os próximos anos”, explicou Garcia.

Algumas obras que tendem a melhorar o tráfego em Paranaguá também devem ser finalizadas, como a revitalização da Avenida Bento Rocha e o projeto de remodelação da Ayrton Senna. A Bento Rocha é uma das principais portas de entrada de Paranaguá e do Porto. A intervenção foi iniciada no dia 20 de agosto de 2019 e, desde então, passa por bloqueios no trânsito.

“São obras estruturantes para que a gente possa preparar o porto para os próximos 50 anos. Principalmente, no que diz respeito aos acessos ferroviário e rodoviário. Os terminais cresceram, a condição marítima foi melhorada, mas a estrutura rodoviária e ferroviária de quando o porto movimentava 5 milhões de toneladas é a mesma que suporta 50 milhões. Por isso, o nosso foco está muito nesses acessos para que a gente tenha condição de receber essas cargas de forma adequada, respeitando a população e dando eficiência ao ciclo logístico”, concluiu Garcia.

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