conecte-se conosco

Ano Novo

Conheça algumas simpatias e tradições de Ano-Novo

A virada de ano é cercada de simbolismos, sendo vista como uma época de renovações.

Publicado

em

Muitas pessoas fazem simpatias no último dia do ano com esperança e fé de que os próximos meses serão melhores. Os pedidos variam: riqueza, sorte, um novo amor e proteção. A reportagem da Folha do Litoral News conversou com algumas pessoas que fazem simpatias no dia 31 de dezembro, as quais deram algumas dicas. Confira:

O poder das pedras

Michele destaca que as pedras são elementos da natureza que restabelecem a energia positiva

A artesã Michele Cardozo Dias, moradora na Vila Itiberê, ressalta que as pedras possuem energia que podem influenciar de forma positiva para um ano melhor. Ela costuma fazer essa simpatia sempre no dia 31, mentalizando acontecimentos positivos.

“A importância do cuidado com as pedras em forma de trato com os elementos da natureza restabelece a energia positiva reequilibrando nossos chacras que são canais de energia”, explica. É feita uma meditação com as pedras (ametista, ágata, jade, topázio, cristal e outras).

“Um dia antes, é preciso dar um banho nas pedras e deixá-las ao luar para que as pedras se energizem com o reflexo da Lua e no dia seguinte com os raios do sol. Depois é feita uma meditação junto com as pedras”, ressalta. Michele destaca que o mais importante de tudo é a força da mente junto com a fé que a pessoa tem, de que as coisas possam melhorar e atrair energias positivas.

Banho da sorte

 Lucia Helena faz o banho que garante sorte e proteção por 12 meses

Lucia Helena Lopes é auxiliar administrativo, moradora na Vila dos Comerciários. Todos os anos, no dia 31, ela faz o banho da sorte para atrair energias positivas ao longo do ano.

“É uma simpatia simples e tem efeitos poderosos. É preciso de um litro da água, 6 folhas de louro, 6 moedas de R$ 1, um punhado de alpiste, um punhado de arroz com casca e um punhado de girassol. Você pega as moedas passa pelo corpo e põe na água junto com todas as folhas, faz uma fervura e depois toma seu banho do pescoço para baixo”, conta.

Corpo e mente saudável

 Antes da meia noite, Junior faz o banho da proteção com manjericão, alecrim e hortelã

Antônio Gonçalves Junior, assistente de expedição, morador no Conjunto Nilson Neves, faz uma simpatia  para manter o corpo e a mente saudáveis. Ela pode ser feita em três horários: às 6h da manhã, ao meio-dia ou às 18h.

“Pegue três galhos de alecrim, algumas folhas de manjericão e folhas de hortelã. Lave e esprema com as mãos, coloque em dois litros de água morna. Espere alguns minutos e coe o líquido. Após o seu banho despeje do pescoço para baixo enquanto mentaliza seu corpo e sua mente protegidos de qualquer mal. Em seguida, enxágue com uma toalha azul. Enterre as sobras do banho em vaso ou jardim”, explica.

Para entrar o ano ele também dá outra dica: “coloque uma nota de dinheiro no sapato para passar a virada. Dinheiro chama dinheiro”.

Proteção o ano inteiro

 Ezilda conta que grãos e ervas garantem prosperidade.

A dançarina e mística Ezilda Lane Dolenga não deixa faltar um prato com lentilha na ceia. “A leguminosa, além de nutritiva, é tradicionalmente tida como um ímã da prosperidade”, conta ela.

“Espalhe punhados de arroz cru por todos os cantos da casa mentalizando o seu desejo de prosperidade para você e toda sua família. Retire o arroz em 6 de janeiro, dia de Reis, e jogue no jardim”, explica.

Ezilda também ressalta que é importante passar a ceia com a cor amarela, a cor da prosperidade, segundo os místicos. “Além disso, é importante não passar a virada sem dinheiro na carteira.  Lembre-se da crença de que tudo que você fizer nessa hora tende a se repetir durante um ano inteiro”.

Para quem é adepto dos banhos, ela dá mais uma dica. “No dia 31 de dezembro, ferva 2 litros da água com folhas de arruda, alecrim e manjericão. Jogue no corpo antes de tomar banho para descarregar as energias negativas”. 

(Foto feita no MAE/UFPR) 

Continuar lendo
Publicidade

Em alta