conecte-se conosco

Ano Novo

Ano Novo, vida nova

Família Moraes em busca do sonho de formar o filho médico

Publicado

em

Todo mundo faz planos para o ano que está chegando, mas em 2018 será bem diferente para a família Moraes, que terá não só um plano iniciado como também o começo da realização de um sonho. Silvana Azeredo Silva de Moraes, o marido Fábio Ferreira de Moraes e os filhos, Carlos Eduardo e Juliana, estão prontos para uma nova experiência de vida em Assunção, no Paraguai.

Carlos Eduardo pode ir ao Paraguai para estudar Medicina em uma universidade pública no País vizinho. Tendo a união e o companheirismo como características principais, a família toda deixará o Brasil para apoiar o jovem.

O casal é natural do Rio de Janeiro e está há três anos em Paranaguá, mas também já passou por outras regiões do Brasil devido à profissão de Fábio, que é suboficial da Marinha do Brasil. Apesar de muitas mudanças, essa se difere das outras por ser muito mais simbólica e representar o futuro profissional do filho mais velho.

“Quando soubemos que o Fábio iria se aposentar aqui a gente pensou em morar próximo ao Paraguai para que o Carlos Eduardo pudesse estudar. Mas ficamos sabendo por um amigo que havia um projeto pelo consulado e não pensamos duas vezes, no mesmo dia já começamos com o processo. O Carlos Eduardo teve que fazer um curso intensivo pelo Instituto Cervantes, ele se empenhou muito e passou na prova”, contou, orgulhosa, a mãe, Silvana.

Desde o começo, eles sempre acreditaram naquilo que antes era uma pequena possibilidade e todos se empenharam de alguma forma para alcançar o resultado.

“Quando se tem uma família na qual um apoia o outro, a gente sonha junto, planeja junto, quando se acredita, a gente consegue. Estamos indo para uma nova cultura, já estamos acostumados, pois já moramos em outros lugares. Não é fácil lidar com culturas diferentes, por mais que tenhamos medo, sabemos que juntos vamos conseguir”, enfatizou Silvana.

A mãe tem a consciência de que para o filho seria muito mais difícil ir sozinho. Para tomar a decisão de se mudar, o sonho foi compartilhado por cada membro da família. “Muitos jovens vão para lá e não terão os pais perto, por isso acredito que para ele será menos difícil, porque ele vai ter a família. Quando temos filhos, em primeiro lugar são eles, a gente só sossega quando o caminho deles está trilhado. Vamos juntos e vamos continuar juntos até ele se formar”, garantiu Silvana.

O pai, que está se aposentando, disse que a vida vai mudar bastante e para melhor. “Vai ser uma nova vida para mim. Agora vou poder ter mais tempo e ser mais participativo com meus filhos. Agradeço ao capitão Germano, da Marinha, que nos apoiou muito, e a todos que nos deram essa força”, ressaltou o pai, Fábio, emocionado por ver que todos estão empenhados com esta nova etapa.

CASA E EXPERIÊNCIAS NOVAS

Carlos Eduardo vai cursar Medicina na Universidad Nacional de Asunción (UNA) e está na expectativa de mudança, mas muito seguro de poder contar com toda a família. “Vamos para um lugar novo, com uma língua diferente, com outra cultura, estou ansioso para o início das aulas. Ir com os pais será bem mais fácil”, revelou o futuro universitário.

Juliana, a irmã de 13 anos, irá estudar em um colégio experimental Brasil-Paraguai e também está feliz por essa nova fase. “A gente está indo para lá e não só queremos esperar o melhor como também fazer o melhor, precisamos agradecer às pessoas que fazem parte da nossa vida e que sempre nos ajudaram, elas fizeram parte da história da nossa família”, destacou a caçula.

A partida está marcada para fevereiro, até lá todos se preparam para a nova rotina. A mãe, Silvana, fez questão de lembrar todos da cidade que apoiaram e contribuíram para a conquista do estudante.

“Temos que agradecer muito a Paranaguá por ter nos proporcionado essa oportunidade tão maravilhosa que a gente nem imaginava. Agradecemos também a todos do consulado, que são muito atenciosos, aos nossos amigos, à diretora da escola Influx, pois tudo colaborou para dar certo. Jamais vamos nos esquecer de quem nos ajudou”, encerrou Silvana.

Carlos Eduardo já passou por quase todas as etapas e espera apenas a classificação final que será divulgada em breve e que garante em definitivo seu ingresso na universidade.
 

 

Publicidade










plugins premium WordPress