Logotipo

Paranaguá comemora aniversário com desfile cívico-militar

31 de julho de 2018

Marinha abriu o desfile

Compartilhe

Civis e militares marcharam e desfilaram na manhã ensolarada de 29 de julho, na Rua Júlia da Costa. Cerca de 5 mil pessoas acordaram mais cedo no domingo especialmente para prestigiar e participar do evento que marcou o aniversário de 370 anos de Paranaguá.  

A tribuna de honra contou com a presença do prefeito Marcelo Roque, vereadores, secretários municipais e demais autoridades. O desfile também foi prestigiado pelos prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus, de Morretes, Osmair Coelho (Marajá), e de Pontal do Paraná, Marcos Casquinha.  

Antes do desfile, foi proferida uma leitura sobre a história da cidade com destaque para a educação, enfatizando o Educandário São José como um dos pioneiros do ensino. O desfile iniciou com o hino de Paranaguá, cantado pela funcionária da prefeitura Karina Pontes do Rosário.

A abertura ficou por conta dos oficiais da Marinha do Brasil e, na sequência, a banda de música da 5.ª divisão do exército, sediada em Curitiba, e também os soldados do 9.º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, grupos de escoteiros e banda mirim de Paranaguá.

Vinte e seis centros de Educação Infantil também desfilaram, prestando homenagem a Paranaguá.  Quarenta e sete estabelecimentos de ensino da rede municipal integram o desfile, incluindo as 14 escolas que atuam na educação no campo. Neste ano, o Colégio Estadual Gratulino de Freitas, da cidade de Guaratuba, também marcou presença, homenageando Paranaguá com sua banda.

O desfile contou ainda com os Desbravadores, a Pastoral da Educação, Serviço Social do Comércio (Sesc), Grupo de Alfabetização da Catedral, Universidade Aberta à 3.ª Idade (UNATI) e secretarias municipais. O final do desfile foi marcado pelo desfile da frota municipal e os integrantes do Moto Clube Robalos Rebeldes. 

Fotos

Colunistas