Logotipo

Mercado do Peixe: 35 anos no roteiro dos parnanguaras

29 de julho de 2017

Mercado Municipal “Brasílio Abud” foi inaugurado em 1982, na gestão do prefeito José Vicente Elias

Compartilhe

O Mercado do Peixe de Paranaguá é um local cheio de histórias. Quem vai até o espaço para comprar pescados fresquinhos de manhã acaba trazendo consigo várias histórias de pescadores e fortalecendo amizades.

Jamil Soares trabalha com venda de peixes no local desde que o mercado foi inaugurado, em 1982. Antes disso, ele trabalhava na Rua da Praia, onde eram vendidos os peixes. “Muitos aqui ainda são daquele tempo, da venda na rua. O espaço mudou, mas o clima de amizade e as histórias de pescadores continuam. Cada dia sempre chega alguém contando alguma coisa diferente”, relatou.

Quem também trabalha no local há muito tempo e traz consigo diversas históricas do local é o permissionário Aldemiro Alves Filho. “Eu vim para cá quando inaugurou, no começo dos anos 80. Antes eu era pescador. As vendas aqui chegam a todo instante, nós compramos e vendemos. É tudo fresquinho por isso que a procura sempre é grande”, destacou.

Todo peixe tem sua época. Os permissionários do local contaram que no momento a alta é a tainha, mas que já está acabando com a proximidade do mês de agosto. Em seguida, vem a época da pescada amarela e assim por diante. “O único peixe que não tem época é a pescadinha. Por isso é o mais vendido”, explicou seu Aldemiro.

Juntamente com os comerciantes tem o espaço da limpeza de pescados, feita por homens e mulheres que atuam na atividade há muito tempo. As mais antigas no setor são as amigas Sonia Goulart e Maria Pinheiro. Elas contaram que trabalham na limpeza dos peixes há mais de 40 anos.  

A presença de pescadores é constante no mercado porque a compra e venda não param, assim como a pesca. Seu Saboriano Pereira é pescador e, às vezes, é surpreendido ao capturar animais maiores. “Estamos também na época da miraguaia, que é um peixe grande, mas mesmo assim não é tão comum pescar um peixe de sete quilos como aconteceu nessa madrugada”, contou o pescador, enquanto vendia para o permissionário.

 


Saboriano pescou uma Miraguaia de sete quilos

 

35 ANOS DE TRADIÇÃO

O Mercado Municipal “Brasílio Abud” foi inaugurado em 1982, na gestão do prefeito José Vicente Elias. A obra, suntuosa para a época, veio para facilitar o trabalho de pescadores. O local se tornou um ponto turístico visitado por quem vem a Paranaguá.

Não são apenas os parnanguaras que procuram o mercado para comprar frutos do mar. Grande parte vem de cidades próximas como Antonina e Morretes, como também de Curitiba. Isso porque a fama da qualidade dos pescados já ultrapassou fronteiras, fortalecendo a cidade de Paranaguá como terra de mar com peixes de qualidade e em abundância o ano inteiro.


Colunistas