Logotipo

Comércio de Peixe marca a história de pescadores da Ilha dos Valadares

29 de julho de 2017

Local foi construído há 15 anos, mas comercio já ocorria à beira do Rio Itiberê

Compartilhe

Desde 2002, peixeiros e pescadores contam com um espaço para comercialização de pescados na Ilha dos Valadares. O Mercado do Peixe Anastácio Xavier está localizado ao lado da passarela para a Ilha dos Valadares e tem muitas histórias. Antes da construção, os pescadores comercializavam a pesca em uma canoa à beira do Rio Itiberê. Valdecir Nascimento da Costa trabalha com a compra e venda de pescados na Ilha dos Valadares há 20 anos, antes mesmo da construção do espaço. “Os moradores na Ilha dos Valadares são os que mais compram, mas temos clientes do Centro de Paranaguá e turistas. Em algumas épocas a venda é melhor, em outras, fica mais fraca, mas de forma geral a venda é boa”, comentou.

Claudio Crisanto trabalha no local há 15 anos. “Dá para sobreviver com a venda aqui. Muitos turistas vêm comprar conosco, inclusive pessoas da Bahia. O peixe é sempre fresquinho”, contou o peixeiro, que também já foi, por muitos anos, pescador. “Antigamente nós pescávamos depois ficávamos com uma canoa aqui e vendíamos os pescados na beira do rio”, lembrou Crisanto.

 


Comerciantes de pescados e o visitante Walace, de 11 anos, demonstram os peixes frescos que são comercializados

 

Rosemar Pires das Neves trabalha com pescados no local há 20 anos. “Ainda sou pescador e comerciante de pescados. Antes do mercado, vendíamos o pescado em um canoa na beira do rio. Colocávamos algumas caixas e comercializávamos. Em 2002, conversamos com o então prefeito Mário Roque, que comprava sardinha com a gente para pescar, para construir uma peixaria para nós. Em apenas um mês ele mandou o material, perguntou o que precisávamos e dissemos que só queríamos um espaço que nos abrigasse do sol e da chuva, então eles construíram esse barracão”, destacou Neves.

 


Colunistas