Logotipo

ADI Paraná

A Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) está presente em 366 municípios do Estado. Imprime a média de 255 mil exemplares e atinge aproximadamente 1.500.000 leitores. Conta com 22 jornais associados em 20 cidades pólos e faz parte da Associação dos Diários do Interior do Brasil (ADI-BRASIL).

BRDE/BID

07 de março de 2019

BRDE/BID
O BRDE espera para março o sinal positivo do BID para financiar R$ 370 milhões às prefeituras dos três Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) investirem em projetos e obras nas áreas de saúde, turismo e mercado de trabalho. A carta-consulta já foi aprovada e agora falta apenas formalizar a parceria. Ainda para março também se espera a posse dos novos diretores do BRDE. Os nomes já estão para serem aprovados pelo Banco Central.

Feliz ano novo

Diz-se que o País só começa a funcionar depois do Carnaval. No campo político a reforma da previdência vai marcar os debates no Congresso Nacional e no Paraná, na Assembleia Legislativa, outras duas pautas importantes: o fim das aposentadorias dos ex-governadores e a reforma administrativa proposta pelo governador Ratinho Junior.

Visitação

A visitação à Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, vem num crescente há alguns anos. Neste ano, o feriado de carnaval (entre sábado e terça-feira) registrou 15.897 visitantes, um aumento de 18,6% se comparado ao feriado do ano passado.


Eita!
"Quem governa por meio de redes sociais paga um preço alto: acaba sendo governado por elas." - de Ronaldo Lemos, advogado e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Previdência e SUS
A Igreja Católica lançou a Campanha da Fraternidade deste ano com o tema "políticas públicas". Apesar da CNBB não querer qualquer tipo de vínculo político, críticas a Nova Previdência e ao sucateamento do SUS vão marcar novenas e encontros nas igrejas. Nas palavras do presidente da CNBB, D. Sergio da Rocha, a proposta em curso no Congresso não deve penalizar "aqueles que já são mais sofridos na própria sociedade, que não haja perda de direito dos trabalhadores”.


Transpoeste
Cascavel vai sediar de 20 a 22 de março, a Feira de Transporte e Negócios do Oeste do Paraná. O evento, do Sintropar (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Oeste do Paraná), será realizado no Centro de Eventos de Cascavel.

Mais empregos
O Paraná abriu 9.145 novas vagas no mercado de trabalho em janeiro, segundo o Caged/Ministério da Economia. É o segundo melhor resultado para janeiro desde 2015 e representa um incremento de 0,35% em relação ao estoque de trabalhadores celetistas em dezembro, que era de 2,6 milhões de pessoas. O crescimento nacional foi de 0,09%.

  
Eleições na AMP
A Associação dos Municípios do Paraná já marcou para dia 23 de abril, em Curitiba, a assembleia geral que vai eleger a nova diretoria da AMP. Até lá, busca-se o consenso em uma chapa única da associação que reúne prefeitas e prefeitos do Estado.


Autonomia
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) mantém a expectativa para, ainda em março, retomar a autonomia de gestão do Porto de Paranaguá.  A Appa já formalizou o pedido ao Ministério de Infraestrutura e no último dia 28, enviou documentos complementares.


Governança
A Itaipu Binacional lançou em Curitiba o Programa Governança Municipal num convênio com o Parque Tecnológico de Itaipu e a Associação dos Municípios do Paraná. Voltado ao aprimoramento da gestão dos municípios, o programa disponibiliza 8,5 mil vagas para as 345 prefeituras já que as 54 vinculadas à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) já estão com o programa em andamento.

Da Redação ADI Curitiba

Fotos

Compartilhe