No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Elas hoje fazem parte do dia das pessoas com facilidade, com acesso na palma da mão por meio dos smartphones. Mas, a arte de fotografar vai muito além dessa praticidade encontrada atualmente. A fotografia profissional demanda um olhar apurado e diferenciado da realidade, o que muitos profissionais no litoral do Paraná mostram ter.
A data escolhida marca o surgimento do daguerreótipo, antigo aparelho fotográfico inventado por Daguerre, e a popularização do uso para criar as primeiras fotografias permanentes da história.
Fotos de família
A fotógrafa Belle Mendes trabalha no ramo registrando momentos em família. “Me sinto privilegiada em entrar na vida das pessoas e eternizar momentos que não voltam mais. Saber que daqui há alguns anos aquele registro será mostrado para outras gerações, não tem preço. Entramos por vezes na intimidade de cada membro da família e de alguma forma passamos a gerar laços maiores de amizade”, frisou.
Belle é fotógrafa de família desde 2012. “As fotos são os nossos maiores tesouros. Tenho orgulho da área que resolvi aplicar meu conhecimento e escrever memórias através da luz. Tudo o que sinto, o que presenciei, está aplicado na minha fotografia. Parabéns a todos os segmentos na área”, disse Belle.
Além da imagem
O fotógrafo André Alexandre Alves, idealizador do Cardume Fotográfico, em Paranaguá, afirmou que o trabalho vai além do que as imagens mostram. “Para quem acha que a fotografia é apenas uma imagem, para mim fotografia é: uma língua universal, emoção, sentimento, o poder de eternizar o momento, a lembrança quando a mente fraqueja, o registro de uma época. Enfim, fotografia é vida!”, salientou André.
Ele também é palestrante em congressos nacionais de fotografia, já foi selecionado para a Bienal de Florença/Itália, foi premiado em concurso internacional de fotografia de cavernas (em Villacarrillo/Espanha, em 2012), laureado como Embaixador das Artes, pela Divine Académie, Paris/França (2019) e convidado a expor em Paris em 2022.
Alegria em fotografar
O fotógrafo Claudio Neves, que atua na Portos do Paraná, destacou o que a fotografia representa na sua vida e a satisfação que é desempenhar a função diariamente. “A fotografia não é só a reação química ou a transformação digital de uma imagem, é o olhar mais apurado, eternizando momentos, reproduzindo a emoção, é despertar diferentes emoções nas pessoas. A fotografia é a minha vida, o sustento da minha família, a cura nos momentos tristes e uma linda lembrança nos momentos mágicos de alegrias. Enfim, só agradeço a Deus por me dar o privilégio de fotografar todos os dias de minha vida.”, mencionou Claudio.